Reuniões de Trabalho

Primeiro encontro anual

O primeiro encontro anual das equipes locais que compõem o projeto Gestão social: ensino, pesquisa e prática foi realizado no dia 22 de janeiro de 2010 na EBAPE e contou com a presença dos coordenadores das equipes locais. Na oportunidade foram tratados os seguintes pontos: Alinhamento das pesquisas com a temática do projeto; Estabelecimento de mecanismos de controle de produção acadêmica (teses, dissertações, artigos e livros); Definição das temáticas dos quatro livros; Distribuição das bolsas de mestrado e doutorado previstas no Projeto; Prestação de Contas e Encontros da Rede de Pesquisadores.

Segundo encontro anual

O segundo encontro anual ocorreu entre os dias 25 e 29 de maio de 2010 durante a realização do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS – em Lavras – MG. Além da participação no evento, os coordenadores e integrantes de equipes locais participaram de reuniões de trabalho em que se tratou dos seguintes temas: Estabelecimento de mecanismos de controle da produção acadêmica (teses, dissertações, artigos e livros); Alinhamento das pesquisas com a temática central do projeto aprovado: Programa Territórios da Cidadania; Refletir e propor os temas que comporão o terceiro livro; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (EBAPE/FGV); Programação dos próximos encontros anuais da equipe; Propostas de artigos para compor o número especial do Cadernos EBAPE.BR dedicado ao tema gestão social; Busca de editais de financiamento.

Reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA)

Dada a convergência da temática do Projeto Pro-Administração com a política pública Territórios da Cidadania executada pelo MDA, foram realizados dois encontros entre a equipe do PEGS e a equipe da SDT/MDA com o intuito de estabelecer parcerias para o fomento de pesquisas nos territórios traçados pelo Governo Federal. A primeira reunião ocorreu no dia 10 de setembro de 2010 com a presença do Secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Humberto Oliveira, e do delegado estadual do território do Rio de Janeiro, Jaime Muniz. No dia 16 de setembro de 2010 ocorreu a segunda reunião com a Coordenadora da Assessoria Especial de Gestão Estratégica, Berenice Silva, e com representantes do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) da SDT/MDA. Nesses encontros foram tratados: Possibilidade de submissão de propostas ao Edital MDA/SDT/CNPq – Gestão de Territórios Rurais que deverá ser lançado em 2011 e objetiva apoiar atividades de pesquisa e extensão com foco para o monitoramento e avaliação, acompanhamento da evolução e qualidade dos resultados do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais – PDSTR; Possibilidade de vinculação de Instituições de Ensino Superior no Programa Iberoamericano de Cooperação em Gestão Territorial – PROTERRITÓRIOS.  Tal Programa tem como principal objetivo melhorar a qualidade, a eficiência e o impacto das políticas e dos gastos públicos por meio de processos de desenvolvimento de capacidades em gestão territorial nas instituições, organizações sociais, atores e agentes públicos;

Visita do Professor Pablo Aurélio Monje-Reyes da Universidade de Arte e Ciências Sociais do Chile

No período de 13 a 17 de setembro de 2010 o PEGS recebeu a visita do Professor Pablo Aurélio Monje-Reyes da Universidade de Arte e Ciências Sociais do Chile como colaborador do projeto Pró-Administração. Na oportunidade, o Professor proferiu palestra intitulada “Uma experiência de extensão universitária: o caso do Chile” aos alunos do mestrado e doutorado em Administração da EBAPE. O encontro possibilitou, ainda, a discussão do texto Economía solidaria,  cooperativismo y descentralización: la gestión social puesta en práctica. El Caso de Cooperativa de Agua de Hospital – Champa en Chile que deverá compor uma das publicações do Projeto. Além disso, o Professor participou da reunião ocorrida no dia 16 de setembro com representantes da SDT/MDA e de reuniões internas de trabalho do PEGS.

Visita do coordenador geral do Projeto ao Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra e ao Instituto de Gobierno e Políticas Públicas/Universidad Autónoma de Barcelona.

Em outubro de 2010 o coordenador geral do projeto, Professor Fernando Guilherme Tenório, visitou o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Instituto de Gobierno e Políticas Públicas (IGOP) da Universidad Autónoma de Barcelona com o intuito de estabelecer contatos que possibilitassem a inserção dessas universidades no Programa Iberoamericano de Cooperação em Gestão Territorial – PROTERRITÓRIOS. Na visita ao IGOP foram demonstrados, ainda, os resultados da aplicação dos critérios de análise da cidadania deliberativa desenvolvidos pelo PEGS a partir dos estudos desse Instituto. Na oportunidade, o Professor Joan Subirats aceitou o convite para prefaciar o livro em que serão publicados os resultados dessa pesquisa.

Terceiro encontro anual

O terceiro encontro anual ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2010 durante a realização do Seminário Desenvolvimento & Território na Universidade Federal do Ceará, Campus da Universidade Regional do Cariri (URCA). Além da participação em seminários que tratavam de temas relacionados a desenvolvimento, território, meio ambiente e políticas públicas, os coordenadores de equipes locais participaram de reunião de trabalho em que foram tratados: Possibilidades de pesquisas relacionadas ao Programa Territórios da Cidadania, objeto de pesquisa definido como prioritário no primeiro encontro do Projeto; Pesquisas que poderão ser publicadas no terceiro e quarto livros; Número de setembro/2011, especial do PRO-ADM, no periódico online Cadernos EBAPE.BR; Programação dos próximos encontros anuais da equipe; Apresentação da versão preliminar do site do Projeto no portal do PEGS/EBAPE/FGV.
Programação

Quarto encontro anual

O quarto encontro anual ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio de 2011 durante a realização do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS – em Florianópolis – SC. Além da participação no evento, os coordenadores e integrantes de equipes locais participaram de reunião de trabalho em que foram tratados os seguintes temas: Definição do conteúdo que comporá o terceiro e o quarto livro do projeto e a possibilidade de produção do quito livro; Informes a respeito da seleção dos trabalhos para o número especial do Cadernos EBAPE.BR; Discussão do conteúdo que será apresentado no Painel destinado ao projeto durante o V ENAPEGS; Apresentação da equipe da UFLA em substituição à UNESA.
Programação

Quinto encontro anual

O quinto encontro anual ocorreu entre os dias 24 e 25 de novembro de 2011 durante a realização do Seminário Gestão Social do Desenvolvimento na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ em Ijuí – RS. Na ocasião os coordenadores de equipes locais participaram de painéis que trataram dos temas desenvolvimento, cidadania, participação popular, dentre outros. Ocorreu, ainda, a quinta reunião anual da rede.
Programação

Sexto encontro anual

O sexto encontro anual ocorreu entre os dias 21 e 23 de maio de 2012 durante a realização do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – VI ENAPEGS – em São Paulo, SP. Além da participação no evento, os coordenadores e equipes das instituições associadas participaram de reunião de trabalho na qual foram tratadas as seguintes questões: organização dos periódicos; programação do próximo livro; discussão sobre a programação do VII Encontro da Rede de Pesquisadores do Projeto, além da troca de experiências entre as instituições de ensino superior participantes do Projeto sobre os temas da Gestão Social e do Programa Territórios e Cidadania. Houve também o lançamento do livro “Gestão Social: aspectos teóricos e aplicados”, organizado pelos professores das IES participantes da rede Pró-Administração: Prof. Dr. Airton Cançado, Prof. Dr. Fernando Tenório e o Prof. Jeová Torres. A primeira parte do livro é dedicada à apresentação dos resultados dos estudos realizados no âmbito do projeto Gestão Social: ensino, pesquisa e prática patrocinado pela Capes e a segunda parte expõe a discussão teórico-conceitual de Gestão Social e a aplicação da teoria na prática através da abordagem de casos exemplares.
Sétimo encontro anual

O sétimo encontro anual da rede ocorreu entre os dias 22 e 23 de novembro de 2012 durante o II Seminário de Gestão Social e Desenvolvimento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Florianópolis – SC. No primeiro dia do evento, as equipes das instituições de ensino superior integrantes do projeto e representantes federais do Programa Territórios da Cidadania e do SEBRAE puderam participar das mesas de trabalho cujos os temas foram: Pensamento de Guerreiro Ramos – sua natureza sociológica e Desenvolvimento Territorial do Meio Oesto do Contestado. No segundo dia do evento, as equipes participaram da VI Reunião Anual da Rede cujos assuntos da pauta foram: distribuição dos livros publicados no âmbito do projeto; publicação de periódicos dedicados a temática da Gestão Social; elaboração do relatório do projeto; organização do quarto livro a ser lançado; programação para o próximo encontro da rede que ocorrerá durante o VII ENAPEGS em 2013; e discussão de textos referentes a temática do projeto.
Programação

Oitavo encontro anual

O oitavo encontro anual ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio de 2013 durante a realização do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – VII ENAPEGS – em Belém, PA. Além da participação no evento, os coordenadores e equipes locais participaram da reunião de trabalho na qual foram tratadas as seguintes questões: organização de números especiais em periódicos; organização do quarto livro a ser publicado no âmbito do projeto; disponibilização de especo virtual dedicado ao projeto; organização do próximo encontro da rede de pesquisadores do projeto – IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.
Programação

Nono encontro anual

O nono encontro anual ocorreu entre os dias 09 e 10 de dezembro de 2013, durante o IV Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social (IV EMAPEGS), promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG.
Programação

Fonte: Programa de Estudo em Gestão Social – FGV/EBAPE.