Quem Somos

O Grupo de Estudos em Gestão Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderado pelo Prof. Dr. Luis Moretto Neto, com o auxílio do Prof. Dr. Paulo Otolini Garrido, integra o projeto intitulado “Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Prática”, aprovado pela CAPES no contexto do Edital Pró-Administração (n. 09/2008), sob a liderança nacional do Prof. Dr. Fernando Guilherme Tenório (EBAPE/FGV). Trata-se de esforço de consolidação de uma rede nacional de pesquisadores dedicados a atuar na difusão de ações e conhecimentos sobre gestão social, intentando romper com a lógica instrumentalista de ação do aluno/pesquisador/docente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias, indicando, promovendo e socializando uma gestão pautada por práticas dialógicas e transformadoras da graduação ao doutorado. Atualmente, em conjunto com a EBAPE/FGV e a UFSC, integram o projeto as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal de Ceará (UFC) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Em consonância com os objetivos do Projeto “Gestão Social: ensino, pesquisa e prática”, o Grupo de Estudos em Gestão Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como objetivos:

  • Formar docentes e pesquisadores capazes de difundir o conceito e a prática da gestão social;
  • Criar meios didáticos para ensino e pesquisa em gestão social na graduação em administração, nas modalidades presencial e a distância, vinculando-a à pós-graduação;
  • Contribuir para o fortalecimento da Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS, por intermédio da disseminação da temática e do aumento da produção científica na área.
  • Atualmente, o grupo de estudos desenvolve pesquisas nos territórios do Programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, nos Estados de Roraima e de Santa Catarina, objetivando a concretização dos objetivos mencionados.